Campo Grande / MS - sexta-feira, 26 de abril de 2024

Aplicação de Toxina Botulínica terapêutica - Bloqueio Químico

     A Toxina Botulínica é uma medicação que tem se mostrado como um grande auxiliar no processo reabilitacional de paciente que apresentam alterações do movimento devido a sequelas de doenças neurológicas como o Acidente Vascular Cerebral Encefálico – AVE ("Derrame"), a Paralisia Cerebral, a Lesão Medular, o Traumatismo Crânio Encefálico, a Esclerose Múltipla, a Distonia, entre outras.

     A aplicação da Toxina Botulínica terapêutica é chamada de Bloqueio Químico Neuromuscular e este procedimento pode ser realizado utilizando a Toxina Botulínica (popularmente chamada de Botox®, sendo este o nome de uma das marcas de Toxina Botulínica) e o Fenol.

     A finalidade deste bloqueio é realizar uma paralisia temporária nos músculos que são injetados, facilitando desta forma os exercícios terapêuticos.

     Mas paralisar um músculo que já está doente? Pode parecer estranho, mas os músculos que serão tratados com este procedimento são aqueles que estão dificultando a execução de um movimento, por exemplo, por isso não há a perda da função e sim a melhora desta com este procedimento, pois permite o trabalho adequado dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais. Com o bloqueio, os terapeutas conseguem alcançar as metas reablitacionais com maior rapidez e efetividade.

     Por este motivo, a escolha dos músculos que devem ser tratados com a Toxina Botulínica e o Fenol, se faz através de uma avaliação funcional minuciosa realizada pelo médico e sua equipe de reabilitação, e devido à visão funcional que o Fisiatra possui, o benefício que Bloqueio Químico oferece é muito grande e evidente.

     Mas cabe uma informação de suma importância: é imprescindível que o paciente esteja inserido em um programa de reabilitação uma vez que Toxina Botulínica e o Fenol apenas bloqueiam a contração muscular, e a recuperação funcional ocorre pelo trabalho realizado pelos terapeutas através dos exercícios terapêuticos.

     O Bloqueio Químico somente deve ser realizado por médicos devidamente capacitados para este procedimento, sendo eles, além do Fisiatra, os Neurologistas, Neurocirurgiões e Ortopedistas.