Campo Grande / MS - sexta-feira, 26 de abril de 2024

O que é Fisiatria?

Você sabe o que é a Fisiatria?

 

     A reabilitação de um paciente acometido por uma doença incapacitante como a Lesão Medular, o Acidente Vascular Encefálico ("derrame"), a Paralisia Cerebral, a Amputação de membro, requer a atuação de vários profissionais: Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Enfermeiro, além da atuação da família e cuidadores.

     Mas e a parte médica, quem fica responsável pelo tratamento médico das sequelas deixadas por estas doenças?

     A Fisiatria ou Medicina Física e Reabilitação é a especialidade médica responsável pelo tratamento e acompanhamento dos pacientes portadores de incapacidade.

     Assim, o Fisiatra é o médico especialista em reabilitação que em conjunto com toda a equipe composta pelos profissionais citados anteriormente, irá traçar metas de reabilitação de acordo com a necessidade e possibilidade de cada um, sempre com o objetivo de melhorar a função e a qualidade de vida dos pacientes.

     A especialidade surgiu nos anos 30, inicialmente tratando de distúrbios do sistema músculoesquelético e neurológico, mas foi após a Segunda Guerra Mundial que ganhou impulso pelo grande número de combatentes que retornaram com lesões físicas graves.

     No Brasil, é reconhecida como especialidade médica desde 1954.

 

Fisiatria é a mesma coisa que Fisioterapia? Ele que faz os exercícios? Ou ele prescreve o que deve ser feito? O que o Fisiatra faz para tratar os pacientes?

 

     Estas são perguntas frequentes quando falamos em Fisiatria, portanto, vamos esclarecer estas dúvidas.

     Fisiatria e Fisioterapia não são a mesma coisa, mas trabalham juntos e em conjunto com as demais áreas da reabilitação.

     O Fisiatra não realiza os exercícios terapêuticos com os pacientes, nem prescreve o que deve ser realizado, cabe ao Fisiatra encaminhar os pacientes para as terapias, e após a avaliação do terapeuta, este determina quais as técnicas e programas de exercícios são mais adequadas para que o paciente alcance as metas determinadas pela equipe, e as executa.

     O papel do Fisiatra dentro da equipe é realizar o diagnóstico funcional dos pacientes, tendo conhecimento da sua doença de base, as comorbidades e contraindicações que o mesmo possa apresentar, e encaminhar para as terapias necessárias.

     Além disso, o Fisiatra solicita exames para auxiliar no diagnóstico e prognóstico funcional de cada paciente, prescreve medicações, órteses e/ou próteses, indica e realiza procedimentos, com o objetivo de tratar os distúrbios decorrentes das sequelas ocasionadas pelas doenças de base.

 

E quais são estes procedimentos?

 

     Como o objetivo da reabilitação é a recuperação ou adaptação funcional dos pacientes, os procedimentos realizados pelo Fisiatra visam a redução das incapacidades. Dentre estes procedimentos podemos citar dois de grande importância na reabilitação, uma vez que auxiliam sobremaneira o trabalho reabilitacional de toda a equipe: o Bloqueio Químico Neuromuscular e a Infiltração de Pontos Gatilhos.

 

E quem são os pacientes que podem ser beneficiados com o acompanhamento de um Médico Fisiatra?

 

     Todo paciente que apresentar perda de função devido a alguma doença, pode se beneficiar do acompanhamento fisiátrico, uma vez que o objetivo do Fisiatra é a máxima recuperação funcional e da qualidade de vida dos portadores de necessidade especiais.

 

     Dentre estas doenças, podemos citar:

                Lesão medular

                Acidente Vascular Encefálico ("derrame")

                Traumatismo Crânio Encefálico

                Esclerose Múltipla

                Distonia

                Paralisia Cerebral

                Mielomeningocele

                Amputados

                Dor Crônica e Aguda

                Dor Miofascial (Dor muscular)

                Osteoartrose

                Tendinites

 

     Procure um Médico Fisiatra e tire as suas dúvidas!

 

     CREIA... Acreditar é o primeiro passo...